História


"Quando se busca o cume da montanha, não se dá importância às pedras no caminho" (Aristóteles). Com este pensamento podemos descrever uma história de dedicação e valentia. 

Quando uma pessoa simples vê a necessidade de conquistar benefícios para sua classe, proporcionando melhores condições de trabalho, melhores salários e adquirir respeito para os trabalhadores, sempre haverá dificuldades a serem enfrentadas. Pensando no bem social dos trabalhadores, Paulo Lopes do Rego Carvalho iniciou a Associação dos Trabalhadores, para depois tornar-se Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação. A idéia de realizar uma associação surgiu quando o atual presidente assistiu na TV um movimento grevista rodoviário, "temos que unir as nossas forças e criar uma associação para fortalecer nossa classe", pensou e comentou Paulo Lopes, com outros colegas de trabalho.

Só que o idealizador e propulsor do Sindicato, não imaginava as dificuldades que iria encontrar. Saía todos os dias em busca de associados, patrões riam desta peregrinação e não acreditavam que uma voz iria levar o sindicato à diante. "Foi uma grande luta." Comentou. Neste período de dificuldades, Paulo adoeceu, em razão da depressão e angústia. A família pedia para abandonar esta louca ideia, mas a obstinação, meta e a preocupação com os trabalhadores eram maiores que as dificuldades. Foi internado entre a vida e a morte no Hospital das Clínicas em Teresópolis. 

"Foi um sonho, não esperava tanta dor e sofrimento, pensei em largar tudo, mas não larguei, pois, após uma grande luta vem sempre uma grande vitória". Paulo não abandonou o seu objetivo, ainda em recuperação, fundou o Sindicato em março de 1996. 

O Sindicato tinha uns poucos seguidores e associados. "Enquanto houver uma pessoa acreditando no trabalho do Sindicato, irei em frente", disse Paulo, feliz com o resultado alcançado. Outros associados foram sendo incorporados e o Sindicato começava a tomar corpo no Município de Teresópolis, realizando e participando de alguns eventos, como o congresso de Araraquara-SP, onde conseguiu adquirir experiência para a solidificação de todo um trabalho. O Sindicato crescia e ganhava força, com isso, passou a buscar associados em Guapimirim e Magé em razão de sua base territorial abranger estes municípios. Trabalhos e ações começavam a ser realizados. 

Em 2002, o Sindicato lançou a campanha "Natal Feliz", com sorteios de cestas básicas aos associados. E em 2010 conseguiu fornecer aos associados a chance de ganhar uma televisão de LCD, efetuando um sorteio e presenteando um funcionário de cada empresa participante. A conquista, a vitória e o reconhecimento de todo um trabalho são frutos dos quase mil associados que hoje integram o Sindicato, que oferece benefícios aos trabalhadores e suas famílias. "Nosso objetivo é, a cada dia, oferecer outros benefícios aos associados".


Nenhum comentário:

Postar um comentário